Amendoim Beneficiado

Mais segurança e aproveitamento dos grãos da sua lavoura

O que é a etapa de beneficiamento do Amendoim?

Na produção do Amendoim, o beneficiamento é uma das últimas e uma das mais importantes etapas. É nesse momento que são definidas as características sanitárias, fisiológicas e físicas dos grãos que são ideais para fins comerciais, atendendo às necessidades do mercado nacional e internacional.

Os grãos são selecionados por processo automatizado, classificados por tamanho, mantendo assim a sua qualidade. O descarte dos grãos que saem do padrão estabelecido acontece automaticamente, e eles são reutilizados posteriormente, no processo de extração de óleo.

Como o beneficiamento do Amendoim é realizado?

Nessa fase o grão é separado da casca (vagem), passando pela selecionadora eletrônica, classificação por calibres, seguida de seleção manual, para garantir total qualidade e aproveitamento, seja para o seguimento de produção de grãos ou para sementes.

No beneficiamento é que são retirados os contaminantes, como sementes ou grãos imaturos, rachados ou partidos, sementes de ervas daninhas, pedaços de plantas, entre outros. Nessa seleção são levados em conta características como: cor, densidade, forma, espessura, textura e há maquinários desenvolvidos especialmente para separar os grãos de acordo com essas características.

O processo do beneficiamento acontece em uma trajetória de 6 etapas, que são:

Pré-limpeza: Após o amendoim ser colhido no campo e recebido na unidade de beneficiamento, é necessário realizar a eliminação de impurezas como folhas, terra, palha, etc. Isso facilita os demais processos, como a secagem e o transporte, por exemplo.

Secagem: A secagem é necessária quando os grãos apresentam uma umidade que não é adequada para o armazenamento ou processamento por um período mais longo. Isso é feito após o processo da pré-limpeza.

Limpeza: É preciso que seja realizada mais uma etapa de limpeza, para assim garantir que todas as impurezas sejam eliminadas, tanto as que podem ser remanescentes da pré-limpeza, quanto as que que podem ter surgido após a secagem.

Descascamento: Consiste na separação do grão da casca (vagem), a casca é utilizada na geração de energia, através do processo de combustão em caldeira, e os grãos seguem para o processo de classificação.

Classificação: Nesta etapa, são separados os grãos inteiros dos grãos partidos (banda), através de peneiras com orifícios que segregam o material por tamanho (milímetros). Os grãos inteiros e grãos partidos (bandas), seguem para as mesas densimétricas separadas, e através de fluxo de ar são separados restos de casca ou pedaços de grãos indesejáveis. Após o processo na mesa densimétrica o grão inteiro e partido seguem para a selecionadora eletrônica separadas, onde ocorre o processo de separação dos grãos por espectros de cores, eliminando grãos escuras, despeliculados, com injúrias causadas por insetos, fora do padrão comercial. O descarte segue para a indústria de óleo e os grãos selecionados seguem para o processo de classificação por calibre (tamanho), onde os grãos são segregados através de peneiras vibratórias com orifícios de medidas milimétricas, e após este processo são embalados para comercialização.

Embalagem: Consiste em embalar o produto final em embalagens que garantem que o grão ou semente estejam protegidos contra ataques de insetos e protegidos contra umidade.

Como a qualidade do grão é avaliada?

Os grãos têm sua qualidade avaliada através de análise química em laboratório próprio certificado a fim de aferir as características químicas e, principalmente, determinar a quantidade de aflatoxina total no grão. Também são avaliadas características como: cor, tamanho, umidade, forma, e verificados se estão dentro dos padrões nacionais e internacionais para comercialização.

Utilização:

  • - Produtores
  • - Cooperativas
  • - Distribuidores
  • - Empresas alimentícias

Características Físicas e Químicas:

Parâmetro Unidade Máximo
Matérias estranhas % Ausente
Metades % 5
Ardidos % 0.8
Danificados % 0.3
Mofos % 0.5
Fungos % 0.3
Umidade % 8
Peróxido mg/kg 2
Acidez % 1
Aflatoxina total (mercado interno) PPB 20

TEM INTERESSE EM ADQUIRIR NOSSOS PRODUTOS?


Preencha o formulário para receber o contato de nossos consultores em breve.

  • PRODUTOS
  • INSTITUCIONAL
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • MATRIZ

    Rod. Brigadeiro Faria Lima

    KM 350

    Caixa Postal 41

    CEP 14877-000

  • FILIAL

    Rua Antônio Guerreiro, 50

    Distrito Industrial Bruno Veradeiro

    CEP 14876-270

© Sementes Esperança. Todos os direitos reservados. 2019
Desenvolvido por